quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Coqueiro - Árvore da Vida

       A origem do coqueiro é do sudeste da Ásia. A planta foi introduzida no Brasil através do estado da Bahia (daí côco-da-Baia), disseminando-se pelo litoral nordestino, sendo hoje o nordeste responsável por 95% da produção nacional (Quadro 1). No contexto mundial, a produção brasileira de coco mesmo sendo pequena, pelo fato do Brasil não produzir óleos, sempre foi de fundamental importância na vida e economia das populações do nordeste como os estados da   Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas. Atualmente vem assumindo importância como estados produtores Pará, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O coqueiro é uma das principais oleaginosas do Mundo, com uma produção de 44.723 milhões de toneladas de frutos seco no ano de 1996, sendo Indonésia e Filipinas os principais produtores, enquanto que o Brasil ocupa a nona posição no ranking mundial.
No Brasil, o cultivo do coqueiro representa significante importância social e econômica, visto que 75% das propriedades produtoras possuem área inferior a 10 ha.
  Embora a produção no Brasil ocupe mais de um milhão de tonelada (quadro 2), o rendimento da cultura é dos mais baixos, contribuindo com apenas 2% da oferta mundial.
O óleo de coco ajuda na perda de peso porque acelera o metabolismo, estimula a digestão, regula o intestino e age na queima da gordura abdominal, além de ser um alimento codjuvante na prevenção de diversas doenças.

” O óleo de coco é saturado, porém,  mesmo depois de aquecido ele continua saudável, ao contrário de outros óleos”, diz o nutrólogo Sérgio Puppin, do Rio de Janeiro.

Rico em ácido láurico, idêntico ao encontrado no leite materno, o óleo de coco ainda tem o poder de fortalecer o sistema imonológico e aumentar a energia, mas pra isso seu consumo deve ser diário, no preparo da comida, batido no suco de fruta ou puro (o sabor é parecido com o da polpa fresca).
Fácil encontrar em farmácias, mercados e casas de produtos naturais.

Fonte: Boa Forma


     Ideal para os dias quentes, a água de coco ajuda no funcionamento do intestino, pois é rica em potássio, e não apresenta grande quantidade de calorias (22 para cada 100ml). Além disso, por possuir composição semelhante ao plasma sangüíneo, essa bebida pode atuar como soro fisiológico, prevenindo casos de diarréia com risco de desidratação

      A redução do colesterol acontece devido ao óleo de coco, que possui efeito de reduzir a capa lipídica devido ao ácido láuríco, reduzindo o risco de entupimento das artérias.
Devido ao seu conteúdo em sais de Potássio e Sódio, o coco também é um alimento adequado contra arteriosclerose, para os nervos, cérebro e pulmões, além de ser um bom alimento para os diabéticos.

   A polpa do coco verde, embora extremamente calórica (590 calorias a cada 100 gramas) é bastante nutritiva. O leite dela extraído, após passar por um processo de retirada da gordura, pode ser usado na alimentação infantil para crianças que apresentam intolerância ao leite de vaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário